E-mail

Verificação de mensagens de e-mail suspeitas (SPAM)

publicado: 11/03/2021 - 15:56 | última modificação: 17/03/2023 - 12:21

O que é ?

O serviço de verificação de mensagens de e-mail suspeitas, também conhecido como serviço anti-spam, é um processo que envolve a identificação e análise de mensagens de e-mail que podem ser consideradas como spam ou potencialmente prejudiciais para os usuários. O spam é uma forma de comunicação eletrônica não solicitada que é enviada em massa, geralmente com fins comerciais ou maliciosos.

O serviço anti-spam utiliza tecnologias avançadas de filtragem para analisar o conteúdo de mensagens de e-mail, incluindo remetente, assunto, corpo do e-mail, anexos e outros elementos relevantes. A partir dessa análise, são aplicadas regras e algoritmos para determinar se a mensagem é legítima ou suspeita.

As mensagens de e-mail suspeitas identificadas pelo serviço anti-spam podem ser bloqueadas, marcadas como spam ou movidas para uma pasta separada, a fim de evitar que o usuário seja exposto a conteúdo potencialmente prejudicial ou incômodo. Além disso, o serviço anti-spam pode ser configurado para permitir que o usuário crie regras personalizadas para filtrar e-mails indesejados com base em palavras-chave, remetentes específicos ou outros critérios.

Quem pode utilizar este serviço?

A solicitação pode ser realizada pelos colaboradores dos seguintes Órgãos:

  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI
  • Ministério da Fazenda – MF
  • Ministério do Planejamento e Orçamento – MPO
  • Ministério dos Povos Indígenas – MPI
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC


Canais de Prestação

  • Canal Solicite
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Acessar o Canal Solicite (https://solicite.economia.gov.br/ti);

    2. Selecionar a Rede à qual está conectado e informar o local de atendimento;

    3. Selecionar a categoria “E-mail” e o serviço “Verificação de Mensagens de E-mail Suspeitas (SPAM)”;

    4. Preencher os dados solicitados no formulário;

    5. Clicar em “Abrir Chamado” e fazer a autenticação utilizando login e senha da rede.

    Tempo de atendimento do serviço

    Até 1 dia

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

    Nenhuma legislação informada.

    Área Responsável

  • Coordenação de Segurança da Informação - COSEG/CGINF/DTI/MGI
  • Observações

    Nenhuma observação.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

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    Dúvidas em relação ao serviço?

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    Dúvidas e Sugestões
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