Movimentação de Pessoal

Validação da composição da equipe

publicado: 04/03/2022 - 11:58 | última modificação: 25/09/2023 - 16:09 Validar composição da equipe

O que é ?

Atualização e validação obrigatória de dados cadastrais pessoais e funcionais dos agentes públicos.

Quem pode utilizar este serviço?

Agentes públicos nomeados em cargo ou designados em função de chefia com atribuição de gestor de equipe.

Órgãos atendidos:

• Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
• Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
• Ministério dos Povos Indígenas;
• Ministério da Fazenda;
• Ministério do Planejamento e Orçamento; e
• Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.


Canais de Prestação

  • SOUGOV.BR (versão web)
  • SOUGOV.BR (aplicativo para Android)
  • SOUGOV.BR (aplicativo para Apple)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Realizar o login no SOUGOV.BR por meio do aplicativo ou da versão web

    2. Na tela inicial, o agente público será direcionado para a validação dos dados cadastrais pessoais, e, após concluída essa etapa, para a validação da equipe

    3. Caso a opção não apareça automaticamente, clique no botão Líder

    4. Clique em Realizar a Validação da Equipe para iniciar

    5. Confira as informações da equipe diretamente vinculada ao gestor e também as chefias imediatamente subordinadas

    6. Caso as informações estejam corretas, clique em Confirmar Equipe

    7. Clique na opção Solicitar Correção nos Integrantes da Equipe caso verifique alguma inconsistência na força de trabalho da unidade

    8. Clique no botão Incluir agente(s) público(s) na minha equipe para incluir algum agente público da equipe que não conste no cadastro

    9. Realize as inclusões necessárias e clique em Avançar para incluir mais servidores

    10. Clique em para continuar incluindo agentes públicos na equipe e siga as instruções

    11. Clique no botão Confirmar e Solicitar a Exclusão de Integrante(s) na Equipe para finalizar a etapa de inclusão e para excluir o agente público que não compõe a força de trabalho da unidade ou que já foi movimentado legalmente

    12. Clique em Confirmar e Concluir caso não tenha mais alterações a realizar

    13. Para consultar o status da validação cadastral, acesse o SOUGOV.BR

    14. Clique em Líder

    15. Clique na aba Buscar equipe

    16. Clique em Consultar status da validação cadastral

    17. Consulte também o tutorial:

    Tempo de atendimento do serviço

    não se aplica

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

  • Portaria SGP/SEDGG/ME Nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022
  • Portaria SEGRT/MGI nº 410, de 2 de março de 2023
  • Portaria SGPRT/MGI Nº 2368, de 29 de maio de 2023
  • Ofício Circular nº 557/2023/MGI, de 30 de maio de 2023
  • Área Responsável

  • Coordenação - Geral de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal - CGDEP
  • Coordenação-Geral de Pagamento e Acompanhamento Funcional - CGPAG
  • Observações

    1. A manutenção dos dados cadastrais pessoais e funcionais atualizados dos agentes públicos é atividade de caráter obrigatório e objeto de validação anual, realizada no período de 1º de março a 30 de abril. Excepcionalmente no ano de 2023, fica alterado para o período compreendido entre os dias 1º de junho e 31 de julho de 2023, o prazo para a atualização e validação obrigatórias de dados cadastrais pessoais e funcionais, conforme determinação da Portaria SEGRT/MGI nº 410, de 2 de março de 2023.

    2. As validações serão realizadas exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR, funcionalidade Líder. As inconsistências serão tratadas também exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR.

    3. Caso o agente público ou o agente público responsável pela gestão de equipe deixe de atualizar seu dados cadastrais no prazo estabelecido ou composição do quadro de pessoal da sua unidade ou das chefias subordinadas, respectivamente, o fato será comunicado à Corregedoria para fins de apuração disciplinar.

    4. Em caso de dúvidas e outras informações, procure a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE, informando o seu nome completo e CPF.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

    Termos relacionados: dados dados cadastrais cadastro Cadastral

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