Segurança de TI

Solicitação de Certificado Digital (Pessoa Física)

publicado: 23/08/2019 - 16:11 | última modificação: 15/03/2023 - 12:05

O que é ?

Emissão ou renovação de um Certificado Digital (Arquivo eletrônico gravado em um TOKEN/Pen Drive ou em nuvem, que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção das transações eletrônicas e outros serviços via Internet. Permite que pessoas físicas e jurídicas se identifiquem e assinem digitalmente seus documentos).

Quem pode utilizar este serviço?

A solicitação pode ser realizada pelos colaboradores dos seguintes Órgãos:

  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI
  • Ministério da Fazenda – MF
  • Ministério do Planejamento e Orçamento – MPO
  • Ministério dos Povos Indígenas – MPI
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC


Canais de Prestação

  • Canal Solicite (Certificado Digital A3 com Token)
  • SouGov.br (Certificado Digital NeoID)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Acessar o Canal Solicite (https://solicite.economia.gov.br/ti);

    2. Selecionar a Rede à qual está conectado e informar o local de atendimento;

    3. Selecionar a categoria “Segurança de TI” e o serviço “Solicitação de Certificado Digital (Pessoa Física)”;

    4. Preencher os dados solicitados no formulário;

    5. Clicar em “Abrir Chamado” e fazer a autenticação utilizando login e senha da rede.

    Tempo de atendimento do serviço

    1 a 3 dias

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

    Nenhuma legislação informada.

    Área Responsável

  • Coordenação de Serviços e Segurança - COSER/CGINF
  • Observações

  • O agendamento do dia e horário para emissão da Certificação Digital A3 (com Token) é feito pelo próprio solicitante após autorização da DTI.
  • O solicitante deve apresentar os seguintes documentos para o SERPRO no dia agendado:

    • Carteira de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Carteira Nacional de Habilitação (Válida) – CNH
    • Título de Eleitor é OPCIONAL, mas no caso do INSS é obrigatório.
    • PIS / PASEP (OPCIONAL). Obs: Para uso no Sistema Conectividade Social, o PIS/PASEP é obrigatório.
    • Comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, tv a cabo, extrato de cartão de crédito desde que seja de banco) em nome do servidor a ser certificado (recente até 3 meses da data de emissão).

    IMPORTANTE: Este serviço não inclui a instalação do token na estação de trabalho do usuário. Após adquirir o token o usuário deverá cadastrar um chamado para instalação e configuração do driver e das cadeias de Certificados.

  • Solicitação de Certificado Digital NeoID (nuvem) deve ser feita exclusivamente através do SouGov.br (https://sougov.economia.gov.br/sougov/). Clique aqui para consultar o passo a passo.
  • No SouGov.br quem fará a solicitação é o próprio SERVIDOR interessado, passando por um aprovador orçamentário designado pela DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação), e posteriormente pela aprovação da chefia imediata do SERVIDOR requerente. A chefia imediata do SERVIDOR receberá um link no seu email para realizar a aprovação. Após aprovado o pedido, uma mensagem será enviada para o email (cadastrado no SouGov) do SERVIDOR requerente, com informações da aprovação da solicitação e instruções para download e instalação do Certificado Digital NeoID.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

    Termos relacionados: TOKEN

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