E-mail

Permissão em caixa de e-mail corporativa (compartilhada)

publicado: 01/06/2020 - 14:59 | última modificação: 01/06/2023 - 08:58

O que é ?

Concessão de acesso a uma caixa de e-mail corporativa compartilhada por uma determinada unidade. Exemplo: coser.dti@economia.gov.br. Os colaboradores que possuem permissão em uma determinada caixa podem solicitar inclusão e exclusão de acesso a novos usuários, solicitar alteração do nome da caixa, solicitar a desativação, dentre outras ações.

Uma caixa de e-mail compartilhada é uma caixa de correio eletrônico que é compartilhada entre vários usuários ou membros de uma equipe ou organização. Ao contrário de uma caixa de correio individual, na qual apenas um usuário tem acesso exclusivo, uma caixa de correio compartilhada pode ser acessada e gerenciada por vários usuários autorizados.

Quem pode utilizar este serviço?

A solicitação pode ser realizada pelos colaboradores dos seguintes Órgãos:

  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI
  • Ministério da Fazenda – MF
  • Ministério do Planejamento e Orçamento – MPO
  • Ministério dos Povos Indígenas – MPI
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC

 

Observação: A solicitação pode ser realizada apenas por colaboradores que possuem acesso à caixa compartilhada. Nesse caso não é necessário Termo de Responsabilidade. No entanto, caso não seja possível a abertura do chamado por um usuário que possua acesso à caixa, o solicitante deverá providenciar o “Termo de Responsabilidade – Caixa Institucional” no SEI”, conforme etapas descritas nas OBSERVAÇÕES.


Canais de Prestação

  • Serviços Corporativos
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Acessar o link https://servicos-sgc.gestao.gov.br, clicar no botão Tecnologia da Informação e fazer a autenticação utilizando seu usuário de e-mail (digitar apenas o que vier antes do @). Exemplo: Se o e-mail for nome.sobrenome@***.gov.br, digitar apenas nome.sobrenome e a senha do e-mail);

    2. Selecionar a categoria “E-mail” e o serviço “Permissão em caixa de e-mail corporativa (compartilhada)”;

    3. Preencher os dados solicitados no formulário e clicar em “Concluir”.

    Tempo de atendimento do serviço

    1 a 3 dias

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

  • 1. POSI/ME - Política de Segurança da Informação do Ministério da Economia.

  • 2. Lei nº 8.112/90 - Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (art. 116, inciso III).

  • 3. Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação.

  • 4. Decreto nº 9.637/2018 - Política Nacional de Segurança da Informação - PNSI.

  • 5. Decreto nº 10.543/2020 - Assinaturas eletrônicas na Administração Pública Federal.

  • 6. Decreto nº 10.222/2020 - Aprova a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética.

  • 7. Decreto-Lei nº 2.848/1940 - Código Penal Brasileiro (Responsabilização por crime contra a Administração Pública, tipificado no art. 313-A e 313-B).

  • Área Responsável

  • Coordenação de Serviços de Tecnologia da Informação - COSER/CGINF/DTI/MGI
  • Observações

    Por questões de segurança, as solicitações de permissão de acesso a uma caixa compartilhada devem ser realizadas por um usuário que possui acesso a caixa, nesse caso não será necessário um Termo de Responsabilidade. No entanto, caso não seja possível a abertura do chamado por um usuário que possui acesso a caixa, o setor responsável deverá providenciar o preenchimento do Termo de Responsabilidade – Caixa Institucional no SEI, informando os dados dos colaboradores que deverão acessar a caixa, conforme etapas abaixo:

    1. Acessar o SEI e iniciar processo do tipo “Tecnologia e Segurança da Informação: Infraestrutura e Serviços de Rede (Operac)”. Após a criação do processo, copiar ou anotar o número do processo, esse número será necessário nas etapas seguintes;

    2. Acessar o link https://servicos-sgc.gestao.gov.br, clicar no botão Tecnologia da Informação e fazer a autenticação utilizando seu usuário de e-mail (digitar apenas o que vier antes do @). Exemplo: Se o e-mail for nome.sobrenome@***.gov.br, digitar apenas nome.sobrenome e a senha do e-mail);

    3. Selecionar a categoria “Email” e o serviço “Permissão em caixa de e-mail corporativa (compartilhada)” e preencher os dados solicitados, inclusive o número do processo criado no SEI;

    4. Clicar em “Concluir” e copiar ou anotar o número do chamado que será gerado no sistema, esse número será utilizado na etapa seguinte. Após a abertura do chamado, copiar ou anotar o número do chamado, esse número será utilizado na etapa seguinte;

    5. No processo criado no SEI, incluir o documento “Termo de Responsabilidade – Caixa Institucional” e preencher os dados solicitados, inclusive o número do chamado aberto no Canal Solicite;

    6. O responsável pela caixa compartilhada ou superior hierárquico responsável pela unidade deverá assinar o documento eletronicamente no SEI e TRAMITAR o processo para a unidade MGI-DTI-TERMOS;

    Caso o colaborador não possua autorização para Assinatura Eletrônica no SEI, poderá utilizar Assinatura Eletrônica com Certificado Digital ou, excepcionalmente, a Assinatura Eletrônica do gov.br, regulamentada pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

    7. Após a realização de todas as etapas o solicitante deve aguardar o atendimento da solicitação e ficar atento aos e-mails de comunicação, pois caso seja necessário complemento de informação por parte do solicitante, o chamado aberto será notificado e caso a pendência não seja resolvida no prazo determinado o chamado será automaticamente encerrado.

    Chamados abertos por usuários que não tenham permissão de acesso à caixa e que não tenham um Termo de Responsabilidade vinculado serão CANCELADOS.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

    Termos relacionados: e-mail correio eletrônico caixa

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