Equipamento de TI

Devolução de equipamento de TI

publicado: 27/04/2021 - 16:49 | última modificação: 17/03/2023 - 12:36

O que é ?

O serviço de devolução de equipamento de TI é o processo de devolução de um equipamento tecnológico, como um computador, notebook, entre outros, que pertence ao Ministério. Esse processo pode ser necessário quando um colaborador é desligado do Órgão, um equipamento é substituído ou precisa ser consertado ou quando uma Unidade encerra suas atividades.

O processo de devolução de equipamento de TI geralmente envolve a verificação do estado do equipamento, remoção de dados confidenciais, desativação de contas de usuário e outros procedimentos de segurança. Além disso, é necessário ter um registro detalhado do equipamento devolvido, incluindo modelo, número de série, acessórios, condições físicas e outras informações relevantes.

Quem pode utilizar este serviço?

A solicitação pode ser realizada pelos colaboradores dos seguintes Órgãos:

  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI
  • Ministério da Fazenda – MF
  • Ministério do Planejamento e Orçamento – MPO
  • Ministério dos Povos Indígenas – MPI
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC


Canais de Prestação

  • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Acessar o SEI (https://sei.economia.gov.br) e fazer a autenticação;

    2. Criar processo e incluir o “Termo de Devolução de Bem Permanente” devidamente preenchido;

    3. Encaminhar o processo para a unidade DAL-ATEND;

    4. A unidade DAL-ATEND recebe o processo, confere o preenchimento do Termo supracitado e se necessário encaminha para unidade MGI-DTI-DIRTI providenciar o laudo técnico do(s) equipamento(s) a ser(em) devolvido(s);

    5. Após a unidade MGI-DTI-DIRTI fazer o laudo do(s) equipamento(s), retornará o processo para DAL-ATEND com o laudo anexado, e, mediante despacho informará a destinação do(s) bens(): remanejamento, guarda ou sugestão para desfazimento.

    Tempo de atendimento do serviço

    mais de 20 dias

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

    Nenhuma legislação informada.

    Área Responsável

  • Coordenação de Gestão de Material e Patrimônio - COGAP/CGTIP/DAL/MGI
  • Coordenação de Serviços de Tecnologia da Informação - COSER/CGINF/DTI/MGI
  • Observações

    O Departamento de Tecnologia da Informação – DTI se responsabiliza pela avaliação técnica do equipamento emitindo laudo e fazendo a desinstalação do equipamento quando necessário. Os trâmites administrativos relacionados à responsabilização patrimonial do bem fica a cargo do Departamento de Administração e Logística – DAL.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

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    Dúvidas e Sugestões
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