Documentação e Informação

Cadastramento ou alteração de acesso de usuário interno no SEI

publicado: 24/05/2019 - 15:19 | última modificação: 11/09/2023 - 11:38

O que é ?

Cadastro e habilitação de usuários internos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Usuário interno do SEI/MGI: servidor, terceirizado, estagiário ou empregado em exercício no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e seus órgãos atendidos (MF, MDIC, MPI,  MPO e MPS) que tenham acesso, de forma autorizada, para atuar em processos eletrônicos do SEI (Portaria ME 294/2020).

Pré-requisito para solicitar acesso ao SEI: possuir e-mail institucional em nome próprio (domínios @economia.gov.br, @gestao.gov.br, @fazenda.gov.br, @mdic.gov.br, @povosindigenas.gov.br, @planejamento.gov.br, @mtp.gov.br, @mte.gov.br).

Para desativação de usuário, a chefia da unidade deve encaminhar e-mail para sei@economia.gov.br informando nome completo, CPF e unidade(s) na qual deve ter o acesso desabilitado.

Obs.: para usuários do multiórgão MTP (unidades desativadas em 26/8/23), a forma de solicitação de acesso permanece a mesma, e a chefia responsável deve utilizar o mesmo processo que utilizava anteriormente à desativação, pois o “Formulário de Cadastro de Usuário no SEI” permanece disponível para criação. Não serão aceitos pedidos enviados via Tramita.GOV.BR (barramento).

Quem pode utilizar este serviço?

Servidores e colaboradores em exercício no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e seus órgãos atendidos (MF, MDIC, MPI, MPO e MPS).

E, excepcionalmente, usuários do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para acesso a unidades do multiórgão MTP para fins de consulta e recuperação de processos nessas unidades.


Canais de Prestação

  • Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MGI)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Pré-requisito para solicitar acesso ao SEI/MGI: possuir e-mail institucional em nome próprio (domínios @ economia.gov.br, @gestao.gov.br, @fazenda.gov.br, @mdic.gov.br, @povosindigenas.gov.br, @planejamento.gov.br, @mtp.gov.br, @mte.gov.br);

    2. Criação de Acesso - login e e-mail (exceção: CMB, COAF, PGFN, RFB e STN)

      Para as exceções acima (CMB, COAF, PGFN, RFB e STN), deve-se verificar instruções de criação de e-mail institucional próprio e login de rede junto à TI de cada órgão

    3. Iniciar processo do tipo “Gestão da Informação: Cadastro e Habilitação de Usuário em Sistemas de Informática”, com nível de acesso restrito (informação pessoal)

    4. Incluir documento “Formulário de Cadastro de Usuário no SEI” (tipo de documento nato digital do sistema)

    5. Preencher todos os dados solicitados no formulário

    6. Assinar o formulário (chefia imediata, responsável pelas unidades nas quais o usuário terá acesso – o cargo informado na assinatura deve identificá-la como chefia da unidade)

    7. Enviar processo para a unidade MGI-DAL-CGTIP-DISIS no SEI/MGI

    8. Aguardar resposta do setor

    Tempo de atendimento do serviço

    1 a 3 dias

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

  • Decreto nº 8.539, de 8/10/2015
  • Portaria ME nº 294, de 04/08/2020
  • Instrução Normativa DAL/SGC nº 23, de 09/05/2022
  • Área Responsável

  • Coordenação-Geral de Terceirização, Transporte, Informação e Patrimônio - CGTIP
  • Observações

    Para saber mais, acesse:
    1. “Novidades” do SEI/MGI;
    2. gov.br/economia/sei, opção “Cartilhas e manuais”.

    Em caso de necessidade de recuperação de senha, favor consultar os procedimentos na Cartilha do Usuário do SEI (gov.br/economia/sei, opção “Cartilhas e manuais”). Permanecendo dúvidas, favor encaminhar e-mail para sei@economia.gov.br, informando nome completo, CPF e e-mail institucional do usuário para fins de verificação do cadastro.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

    Serviços Relacionados

    Esta informação foi útil para você?

    Dúvidas em relação ao serviço?

    Voltar ao topo
    Dúvidas e Sugestões
    Skip to content